A CCIH surgiu na década de 1970 com a preocupação em se conhecer os índices de infecções nos hospitais, e tem como principal responsabilidade, a implantação de ações de biossegurança, que corresponde à adoção de normas e procedimentos seguros e adequados à manutenção da saúde dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes. O uso de tais medidas pressupõe que todos os profissionais podem ser potencialmente infectados com patógenos, e os acidentes com materiais pérfurocortantes é considerada uma urgência médica, sendo indicado o atendimento o mais precoce possível, embora alguns profissionais deem pouca importância a esse fato pelo motivo de achar em que não irá causar danos para a saúde. 

Objetivo – Reconhecer como a aplicação de um conjunto de conhecimentos, procedimentos, técnicas e equipamentos podem ser usados com intuito de não expor desnecessariamente o profissional da área da saúde. 
No Brasil, de acordo com dados publicados em anais de congressos, o cenário dos acidentes ocupacionais envolvendo material biológico é semelhante aos observados em outros países, quando comparamos a incidência de acidentes e de subnotificação (Destra, 2002). Estes dados demonstram a importância da criação de um “ambiente de trabalho seguro” e a atuação da CCIH foi apontada como decisiva na redução do número de acidentes com material biológico (Brasil, 2002). 

Considerando as infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do Município e de cada hospital, atinentes ao seu funcionamento  seguindo à portaria 2.616 /98 onde para reduzir os riscos de ocorrência de infecção hospitalar, um hospital deve constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que é responsável por uma série de medidas como:

Essa comissão deve, entre outros:

  1. O incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde;
  2. Desenvolver ações na busca ativa das infecções hospitalares;
  3. A fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies
  4. Avaliar e orientar as técnicas relacionadas com procedimentos invasivos;
  5. Participar da equipe de padronização de medicamentos;
  6. Prevenir e controlar as infecções hospitalares;
  7. Controlar a limpeza da caixa de água e rede de tratamento de esgoto;
  8. Controlar o uso indiscriminado de antibióticos;
  9. Implantar e manter o sistema de vigilância epidemiológica e sanitária da infecções hospitalares;
  10. Elaborar treinamentos periódicos das rotinas da CCIH;
  11. Manter POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) atualizada das rotinas nas unidades;
  12. Executar busca ativa aos pacientes com infecção e prever medidas de controle e isolamentos;
  13. Fazer análise microbiológico da água;
  14. Verificar, e acompanhar a comissão de curativos;
  15. Manter comunicação e notificações sempre atualizadas com a secretaria Municipal de Saúde.