O NSP tem como uma de suas principais finalidades a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla a identificação de falhas e a mitigação e/ou eliminação de eventos adversos. Deve ainda ser composto por uma equipe multiprofissional, com ações dedicadas à gestão da segurança; desenvolver e implementar uma cultura de segurança que perpasse por atitudes, crenças e percepções das equipes de saúde, com atuação mútua entre os profissionais; além de fomentar melhoria dos processos de cuidado por meio da gestão de protocolos e fluxo de notificação de eventos.

Com o Núcleo de Segurança do Paciente O Hospital demonstra um importante comprometimento governamental para auxiliar na qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, promovendo maior segurança para pacientes, profissionais e ambiente de assistência à saúde.

É função do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intrahospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. O paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.

12 Passos para a Segurança do Paciente:

  • Identificação Corretamente o paciente;
  • Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde;
  • Melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos;
  • Assegurar segurança cirúrgica – local, procedimento e paciente correto;
  • Higienização das Mãos;
  • Reduzir o risco de quedas;
  • Reduzir o risco para lesão por pressão;
  • Prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência;
  • Segurança no uso de Hemocomponentes;
  • Segurança em materiais e equipamentos;
  • Segurança nas Terapias Nutricionais e Parenterais;
  • Ambiente Seguro.

Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos

Os erros de medicamentos pode ter como consequências o aumento do tempo de internação, procedimentos não previstos, possíveis danos irreversíveis das funções orgânicas do paciente e, em alguns casos, o óbito do paciente.

AÇÕES DO HHAO

* Prescrição e dispensação individualizadas – para as 24 horas;

* Identificação das medicações de forma unitária;

* Armazenamento por ordem alfabética, por especialidade farmacêutica, por prazo de validade, armazenamento correto.

* Dupla checagem;

* Padronização de medicamentos;

* Conferência das medicações no balcão;

* Devoluções de medicamentos corretos e (re)armazenados na farmácia corretamente.* Estabelecimento de Protocolos de Procedimentos de Enfermagem (POP).