O Hospital
O Hospital iniciou suas atividades no mês de Outubro de 1984, com a desativação do Hospital Frei Rogério, pertencente à Sociedade Beneficiente Frei Rogério, que transferiu em regime de comodato, todos os seus equipamentos, aparelhos, móveis e utensílios, bem como o quadro de pessoal e administração, cuja direção, na época, era exercida pelas Irmãs da Congregação da Sagrada Família. Para viabilizar o seu funcionamento, o governo do Estado de Santa Catarina incorporou esta unidade hospitalar à Fundação Hospitalar de Santa Catarina, órgão vinculado à Secretaria do Estado da Saúde, a fim de possibilitar a transferência da administração e recursos financeiros destinados a custear os gastos com pessoal.
Tendo em vista a extinção da Fundação Hospitalar de Santa Catarina e atendendo a solicitação do Governo do Estado, no mês de Dezembro de 1992, foi criada a FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE CURITIBANOS – HOSPITAL HÉLIO ANJOS ORTIZ, para formalização do contrato de administração deste Hospital e a continuidade da transferência de recursos financeiros.
A Fundação Hospitalar de Curitibanos, entre os órgãos da administração, possuí o Conselho Curador, constituído de 07 membros titulares e 3 suplentes, Conselho Fiscal constituido de 03 membros titulares e 02 suplentes. Através da lei municipal nº 2.756 de 25 de Outubro de 1993, a Fundação Hospitalar de Curitibanos, foi declarada de utilidade pública, pelos inestimáveis serviços que vem prestando à comunidade, na área de saúde.