DIREITOS DO PACIENTE

* O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou por qualquer outra forma de discriminação.

* O paciente tem direito a identificar o profissional por crachá preenchido com nome completo, função e cargo.

* O paciente tem direito às informações de maneira clara, simples e compreensiva, adaptadas à sua condição cultural. Compreender as ações diagnósticas e terapêuticas, o que pode decorrer delas, a duração do tratamento, a localização de sua patologia, se existe necessidade de anestesia, qual o instrumento a ser utilizado e quais regiões do corpo serão afetadas pelos procedimentos.

* O paciente tem o direito de consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a serem nele realizados. Deve consentir de forma livre , voluntária, esclarecida com adequada informação. Quando ocorrem alterações significantes no estado de saúde inicial ou da causa pela qual o consentimento foi dado, este deverá ser renovado. Nos casos comprovados de incapacidade de manifestação consciente, o paciente deverá ser legalmente representado.

* O paciente tem direito de ter seu prontuário médico elaborado de forma legível e de consultá-lo de acordo com as normas estabelecidas pela Instituição. Esse prontuário deve conter o conjunto de documentos padronizados do histórico do paciente, princípio e evolução da doença, raciocínio clínico, exames, conduta terapêutica, demais relatórios e anotações clínicas.

* O paciente tem direito à segurança e integridade física, limitada às condições de ação e instalações da Instituição.

* O paciente tem direito ao acesso às contas detalhadas referentes às despesas de seu tratamento, exames, medicação, internação e outros procedimentos médicos, após finalização do processo de faturamento e auditoria.

* O paciente tem o direito de ter resguardados os seus segredos, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que isso não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.

* O paciente tem direito a manter sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde esta privacidade.

* O paciente tem direito de receber ou recusar assistência moral, psicológica, social e religiosa.

* O paciente tem direito a uma segunda opinião médica, a informações com a Enfermagem ou a Central de Relacionamento ao Cliente.

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DEVERES DO PACIENTE:

 

* O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de dar informações precisas, completas e acuradas do seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.

* O paciente deverá informar as mudanças de seu estado de saúde aos profissionais responsáveis por seu tratamento.

* O paciente deverá demonstrar o entendimento das ações efetuadas ou propostas visando a cura dos agravos à sua saúde, a prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e a promoção de sua saúde, podendo fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.

* O paciente deverá seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.

* O paciente deverá indicar o responsável financeiro por seu tratamento e informar o hospital de quaisquer mudanças nesta indicação.

* O paciente deverá conhecer e respeitar as normas e regulamentos da Instituição por meio do Manual de Orientação ao Paciente.

* O paciente deverá respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços da Instituição.

* O paciente deverá zelar e solicitar que seus visitantes e acompanhantes também o façam pelas propriedades do hospital colocadas à disposição para seu conforto e tratamento.

* O paciente deverá participar do seu plano de tratamento e alta hospitalar ou indicar quem o possa fazer.

Visitantes e acompanhantes devem receber e utilizar identificação durante todo o período de permanência na unidade.

RECOMENDAÇÕES AO PACIENTE:

* Permaneça com a pulseira de identificação entregue no ato da internação.

* Não é permitido fechar as portas do quarto e do banheiro.

* Não se ausente da Unidade de Internação sem prévia autorização do enfermeiro responsável e sem acompanhamento da enfermagem.

* Não manuseie nenhum equipamento instalado no quarto. Qualquer dúvida, solicite apoio à enfermagem.

* Mantenha as grades da cama elevadas para manutenção da segurança e prevenção do risco de queda, especialmente em pacientes idosos.

* Não é permitido atendimento de profissionais externos ao paciente durante a permanência no Hospital.

 

Orientações ao Paciente


ABAIXO INFORMAÇÕES IMPORTANTES À VOCÊ PACIENTE!

 

SOBRE:

INTERNAÇÕES

A internação é sempre realizada sob a responsabilidade de um médico cadastrado no Hospital Hélio Anjos Ortiz.

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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS - INTERNAÇÃO SUS/CONVÊNIO:

* Pedido de internação;

* Carteira do Convênio;

* CPF e RG do paciente e do responsável maio de 18 anos;

* Autorização do Convênio/Seguro Saúde ou senha para Internação (fornecida pelo convênio);

* Termo de consentimento informado;

* Se Cirúrgico: Consulta Pré-Anestésica necessária.

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COBERTURA CONVÊNIO/SEGURO SAÚDE:

A cobertura ou não das despesas hospitalares e de honorários médicos está vinculada às condições de cada contrato/ apólice existente entre o paciente e seu plano de saúde. As informações sobre os direitos e deveres decorrentes do contrato/apólice de seu plano de saúde deverão ser obtidas diretamente junto à empresa/seguradora. Os valores não cobertos pelo Convênio/Seguro Saúde serão cobrados de forma particular e quitados pelo paciente ou responsável legal no momento do fechamento da conta hospitalar.

Informações importantes:
O processo de Autorização de sua cirurgia é analisado pela sua Seguradora/Operadora de Saúde, assim que o procedimento estiver autorizado entraremos em contato. Em caso de dúvidas referentes à autorização, entre em contato com nosso setor de Internamento - (49) 3245 - 4614

Para Convênio "Particular" Ligue (49) 3245 - 4603

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INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A INTERNAÇÃO:

* Chegue ao Hospital Hélio Anjos Ortizl com pelo menos 2 horas e 30 minutos de antecedência do horário programado para sua cirurgia;

* Venha acompanhado por alguém maior de idade;

* Traga todos os exames pré–operatórios;

* Certifique-se do JEJUM adequado conforme orientação médica. Caso não tenha essa informação, entre em contato com o médico ou sua secretária;

* Traga o Termo de Consentimento assinado pelo seu médico. Caso não o tenha recebido, solicite orientação médica;

* Apresente-se com roupas confortáveis;

* Realize higiene corporal (banho) na sua residência;

* Não se apresente para a internação com: cabelos molhados, unhas esmaltadas, brincos, piercings (em qualquer região do corpo) e dreads;

* Não compareça com joias ou objetos de valor. Exceto nos casos de órteses em geral, óculos, próteses dentárias, auditivas e oculares;

* NÃO utilize lentes de contato no dia da cirurgia.

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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INTERNAÇÃO PARTICULAR:

* CPF e RG do paciente e do responsável maior de 18 anos.

* Pedido de internação do médico credenciado.

* No ato da internação o paciente e/ou seu responsável legal será informado sobre rotinas específicas a serem observadas em sua internação.

* Também serão informados os valores de diárias e taxas, que ficam à disposição para consulta, assim como a tabela de preços do Hospital.

* Para procedimentos gerenciados (pacotes) o valor deverá ser acordado previamente junto ao setor de Tesouraria do HHAO.

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DIÁRIAS

Estão inclusos:

* Refeições do paciente (exceto dietas enterais e parenterais.

* Dieta para acompanhante nas situações de paciente maior de 60 anos e menor de 18 anos de idade e em pacientes com necessidades especiais, conforme autorização prévia do Convênio/Seguro Saúde.

* Assistência de enfermagem, farmacêutica e nutrição.

* Cuidados de higiene.

* Trocas de roupas de cama e banho.

* Limpeza e manutenção do quarto.

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TRANSFERÊNCIA INTERNAÇÃO

Transferência Internação:

Na transferência do paciente da Unidade de Internação para a UTI, o apartamento deverá ser desocupado imediatamente, independente do vencimento da diária. A ocupação do quarto por acompanhante ou familiar não será aceita nem mesmo através de pagamento complementar.

Transferência Externa:

A alta de paciente solicitada por acompanhantes, familiares ou pelo próprio paciente deverá ser solicitada por escrito, e somente será realizada com autorização do médico, que avaliará os riscos da alta ou transferência.

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REFEIÇÕES

A alimentação dos pacientes internados obedece a prescrição médica e rigorosa orientação do Serviço de Nutrição e Dietética. A alimentação é fornecida exclusivamente ao paciente.

Caso seu convênio dê cobertura a alimentação ao acompanhante, solicite o ticket no refeitório do HHAO.

Os acompanhantes quando desejarem refeições no hospital terão à sua disposição a Lanchonete em Anexo ao Hospital.

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Títulos HHAO

HOSPITAL ACREDITADO EM CCIH
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, em 2001 - Título concedido pela Secretaria do Estado da Saúde.

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
Conquistou em 2001 o Título de "Hospital Amigo da Criança" concedido pela Unicef/Ministério da Saúde.

UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL E MUNICIPAL:
FEDERAL: Portaria nº 988 de 28 de Agosto de 2002.
MUNICIPAL: Lei nº 2.756 de 25.10.1993.

CEBAS
Certificado de Entidade Beneficiente de Assistência Social - Resolução de 30.01.2003.

Contato

  • Fone:
    (49) 3245 - 4600
  • Email:
    juliana@hhao.com.br
  • Endereço:
    Av. Altino Gonçalves de Farias
    1832 89520-000, Curitibanos, SC.