DIREITOS DO PACIENTE
* O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou por qualquer outra forma de discriminação.
* O paciente tem direito a identificar o profissional por crachá preenchido com nome completo, função e cargo.
* O paciente tem direito às informações de maneira clara, simples e compreensiva, adaptadas à sua condição cultural. Compreender as ações diagnósticas e terapêuticas, o que pode decorrer delas, a duração do tratamento, a localização de sua patologia, se existe necessidade de anestesia, qual o instrumento a ser utilizado e quais regiões do corpo serão afetadas pelos procedimentos.
* O paciente tem o direito de consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a serem nele realizados. Deve consentir de forma livre , voluntária, esclarecida com adequada informação. Quando ocorrem alterações significantes no estado de saúde inicial ou da causa pela qual o consentimento foi dado, este deverá ser renovado. Nos casos comprovados de incapacidade de manifestação consciente, o paciente deverá ser legalmente representado.
* O paciente tem direito de ter seu prontuário médico elaborado de forma legível e de consultá-lo de acordo com as normas estabelecidas pela Instituição. Esse prontuário deve conter o conjunto de documentos padronizados do histórico do paciente, princípio e evolução da doença, raciocínio clínico, exames, conduta terapêutica, demais relatórios e anotações clínicas.
* O paciente tem direito à segurança e integridade física, limitada às condições de ação e instalações da Instituição.
* O paciente tem direito ao acesso às contas detalhadas referentes às despesas de seu tratamento, exames, medicação, internação e outros procedimentos médicos, após finalização do processo de faturamento e auditoria.
* O paciente tem o direito de ter resguardados os seus segredos, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que isso não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.
* O paciente tem direito a manter sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde esta privacidade.
* O paciente tem direito de receber ou recusar assistência moral, psicológica, social e religiosa.
* O paciente tem direito a uma segunda opinião médica, a informações com a Enfermagem ou a Central de Relacionamento ao Cliente.
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DEVERES DO PACIENTE:
* O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de dar informações precisas, completas e acuradas do seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.
* O paciente deverá informar as mudanças de seu estado de saúde aos profissionais responsáveis por seu tratamento.
* O paciente deverá demonstrar o entendimento das ações efetuadas ou propostas visando a cura dos agravos à sua saúde, a prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e a promoção de sua saúde, podendo fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.
* O paciente deverá seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.
* O paciente deverá indicar o responsável financeiro por seu tratamento e informar o hospital de quaisquer mudanças nesta indicação.
* O paciente deverá conhecer e respeitar as normas e regulamentos da Instituição por meio do Manual de Orientação ao Paciente.
* O paciente deverá respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços da Instituição.
* O paciente deverá zelar e solicitar que seus visitantes e acompanhantes também o façam pelas propriedades do hospital colocadas à disposição para seu conforto e tratamento.
* O paciente deverá participar do seu plano de tratamento e alta hospitalar ou indicar quem o possa fazer.
Visitantes e acompanhantes devem receber e utilizar identificação durante todo o período de permanência na unidade.
RECOMENDAÇÕES AO PACIENTE:
* Permaneça com a pulseira de identificação entregue no ato da internação.
* Não é permitido fechar as portas do quarto e do banheiro.
* Não se ausente da Unidade de Internação sem prévia autorização do enfermeiro responsável e sem acompanhamento da enfermagem.
* Não manuseie nenhum equipamento instalado no quarto. Qualquer dúvida, solicite apoio à enfermagem.
* Mantenha as grades da cama elevadas para manutenção da segurança e prevenção do risco de queda, especialmente em pacientes idosos.
* Não é permitido atendimento de profissionais externos ao paciente durante a permanência no Hospital.
Orientações ao Paciente
ABAIXO INFORMAÇÕES IMPORTANTES À VOCÊ PACIENTE!
SOBRE:
INTERNAÇÕES
A internação é sempre realizada sob a responsabilidade de um médico cadastrado no Hospital Hélio Anjos Ortiz.
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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS - INTERNAÇÃO SUS/CONVÊNIO:
* Pedido de internação;
* Carteira do Convênio;
* CPF e RG do paciente e do responsável maio de 18 anos;
* Autorização do Convênio/Seguro Saúde ou senha para Internação (fornecida pelo convênio);
* Termo de consentimento informado;
* Se Cirúrgico: Consulta Pré-Anestésica necessária.
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COBERTURA CONVÊNIO/SEGURO SAÚDE:
A cobertura ou não das despesas hospitalares e de honorários médicos está vinculada às condições de cada contrato/ apólice existente entre o paciente e seu plano de saúde. As informações sobre os direitos e deveres decorrentes do contrato/apólice de seu plano de saúde deverão ser obtidas diretamente junto à empresa/seguradora. Os valores não cobertos pelo Convênio/Seguro Saúde serão cobrados de forma particular e quitados pelo paciente ou responsável legal no momento do fechamento da conta hospitalar.
Informações importantes:
O processo de Autorização de sua cirurgia é analisado pela sua Seguradora/Operadora de Saúde, assim que o procedimento estiver autorizado entraremos em contato. Em caso de dúvidas referentes à autorização, entre em contato com nosso setor de Internamento - (49) 3245 - 4614
Para Convênio "Particular" Ligue (49) 3245 - 4603
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INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A INTERNAÇÃO:
* Chegue ao Hospital Hélio Anjos Ortizl com pelo menos 2 horas e 30 minutos de antecedência do horário programado para sua cirurgia;
* Venha acompanhado por alguém maior de idade;
* Traga todos os exames pré–operatórios;
* Certifique-se do JEJUM adequado conforme orientação médica. Caso não tenha essa informação, entre em contato com o médico ou sua secretária;
* Traga o Termo de Consentimento assinado pelo seu médico. Caso não o tenha recebido, solicite orientação médica;
* Apresente-se com roupas confortáveis;
* Realize higiene corporal (banho) na sua residência;
* Não se apresente para a internação com: cabelos molhados, unhas esmaltadas, brincos, piercings (em qualquer região do corpo) e dreads;
* Não compareça com joias ou objetos de valor. Exceto nos casos de órteses em geral, óculos, próteses dentárias, auditivas e oculares;
* NÃO utilize lentes de contato no dia da cirurgia.
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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INTERNAÇÃO PARTICULAR:
* CPF e RG do paciente e do responsável maior de 18 anos.
* Pedido de internação do médico credenciado.
* No ato da internação o paciente e/ou seu responsável legal será informado sobre rotinas específicas a serem observadas em sua internação.
* Também serão informados os valores de diárias e taxas, que ficam à disposição para consulta, assim como a tabela de preços do Hospital.
* Para procedimentos gerenciados (pacotes) o valor deverá ser acordado previamente junto ao setor de Tesouraria do HHAO.
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DIÁRIAS
Estão inclusos:
* Refeições do paciente (exceto dietas enterais e parenterais.
* Dieta para acompanhante nas situações de paciente maior de 60 anos e menor de 18 anos de idade e em pacientes com necessidades especiais, conforme autorização prévia do Convênio/Seguro Saúde.
* Assistência de enfermagem, farmacêutica e nutrição.
* Cuidados de higiene.
* Trocas de roupas de cama e banho.
* Limpeza e manutenção do quarto.
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TRANSFERÊNCIA INTERNAÇÃO
Transferência Internação:
Na transferência do paciente da Unidade de Internação para a UTI, o apartamento deverá ser desocupado imediatamente, independente do vencimento da diária. A ocupação do quarto por acompanhante ou familiar não será aceita nem mesmo através de pagamento complementar.
Transferência Externa:
A alta de paciente solicitada por acompanhantes, familiares ou pelo próprio paciente deverá ser solicitada por escrito, e somente será realizada com autorização do médico, que avaliará os riscos da alta ou transferência.
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REFEIÇÕES
A alimentação dos pacientes internados obedece a prescrição médica e rigorosa orientação do Serviço de Nutrição e Dietética. A alimentação é fornecida exclusivamente ao paciente.
Caso seu convênio dê cobertura a alimentação ao acompanhante, solicite o ticket no refeitório do HHAO.
Os acompanhantes quando desejarem refeições no hospital terão à sua disposição a Lanchonete em Anexo ao Hospital.
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